É a cirurgia realizada para esculpir o nariz, através da remodelação das estruturas nasais. Tem como alvo principal criar harmonia e suavidade dos traços da face. O nariz situa-se no centro da face, sendo indispensável para a harmonia da face.
Há um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de manter a autenticidade e a naturalidade dessa face. Cada caso é único e estudado individualmente, com o intuito de dar ao nariz a forma mais harmônica em relação à face do paciente.
Indicação
Serve para reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, corrigir saliências ou afundamentos, estreitar as narinas, melhorar o ângulo nasolabial (nariz caído ou muito “empinado”, mudar o formato da ponta (globosa, caixote, bífida, etc.). Sempre almejando a melhor harmonia e as proporções ideais tanto das estruturas nasais quanto entre a face e o nariz.
Duração
Dura em média de 2 a 6 horas.
Anestesia
Pode ser geral ou local com sedação.
Efeitos colaterais
Equimose (roxo) ao redor dos olhos, edema (inchaço), dormência, sangramento.
Internação
Varia de meio período até um dia de internação.
Recuperação
Geralmente indolor, retorno ao trabalho em 1 a 2 semanas. Atividade física após 1 mês. Não pode usar óculos por 30 a 60 dias. Evitar exposição solar por 30 dias.
Resultados
Permanente, porém o resultado final da rinoplastia pode demorar de 1 a 2 anos.