Otoplastia nada mais é que uma cirurgia plástica realizada na orelha. Entre as indicações mais comuns, está a orelha proeminente, popularmente conhecida como orelha de abano.
A correção deste tipo de deformidade não é puramente estética, já que o aspecto físico em questão está relacionado a impactos sociais, como problemas de autoestima, e bullying, principalmente na infância e na adolescência.
Quando a otoplastia é indicada:
A otoplastia é recomendada para minimizar deformidades ou corrigir insatisfações da orelha relacionadas a tamanho, forma ou ângulo. Além disso, esse procedimento pode ser necessário em casos de malformações congênitas ou deformidades decorrentes de traumas e acidentes.
Orelhas de abano podem comprometer a autoestima de crianças e adultos. Geralmente, o bullying começa a acontecer ainda na pré-escola. Como na idade pré-escolar o crescimento das orelhas chega a quase 100% do tamanho final, a otoplastia pode ser realizada a partir dos seis anos.
Como é feita a otoplastia
Geralmente, a otoplastia é realizada sob anestesia geral ou anestesia local e sedação. Ela pode ser feita em centro cirúrgico de hospitais ou clínicas habilitadas e costuma ter duração de uma a duas horas.
Como em toda cirurgia, são necessários exames prévios, jejum e avaliação pré-anestésica.
Cuidados pós-cirúrgicos
Internação: Regra geral, o paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia.
Curativos: Costumam envolver a cabeça inteira, como um curativo no estilo capacete. O curativo será retirado em 48 horas após a cirurgia. Nos casos de correção de orelha de abano, o paciente deverá usar uma faixa de tecido compressiva específica por 15 dias a um mês.
Dor: As queixas de dor no pós-operatório da otoplastia são raras. Caso ocorra, o médico deve ser avisado.
Retorno às atividades
Em crianças, é recomendado aguardar uma semana para voltarem à escola. Já os adultos podem voltar às atividades assim que estiverem seguros, sempre com o cuidado de proteger o local operado. O uso de óculos pode ser feito por cima do curativo, desde que a haste não aperte de mais a região.
Antes e depois da otoplastia
Geralmente, o resultado é visível desde os primeiros dias, havendo edema (inchaço) da área operada, que costuma melhorar 90% ou mais nas primeiras duas semanas. Após um mês, o resultado está bem próximo do definitivo.
Riscos
Entre os riscos, o principal é a insatisfação com o resultado, como assimetria, formação de cicatrizes visíveis e hipercorreção (quando a orelha proeminente fica “grudada” na cabeça). Para evitar resultados indesejáveis, é recomendável conversar com o cirurgião antes e alinhar as expectativas do procedimento.